O speed chute é uma modalidade de corrida que promete intensificar seu treino. Confira todos os benefícios desse exercício

Texto: Caroline Randmer | Adaptação: Nathália Henrique

Conheça a corrida com o speed chute

Foto: Beto Lima


Que tal aposentar a esteira e turbinar o treino de uma maneira divertida? Esta é a proposta do speed chute, equipamento que tem como objetivo intensificar a resistência do ar durante a corrida. Bem semelhante a um para quedas, mas em miniatura, deve ser fixado na cintura. Depois é só acelerar o passo para que o acessório abra contra o vento. Claro, você terá de fazer um esforço maior para se deslocar, afinal, ele funciona como uma espécie de freio, mas os benefícios compensam.

Seu uso fortalece todos os músculos do corpo e aperfeiçoa o condicionamento físico. Ao inclinar o tronco para a frente, você utiliza os braços para impulsionar o corpo, contrai o abdome e potencializa o uso dos membros inferiores”, conta Paola Machado, educadora física (SP). Além disso, Ery Silva, personal trainer da Pretorian (SP), garante que ele desenvolve força e faz que seu desempenho em corridas sem ele melhore.

Como qualquer exercício, os resultados aparecem de acordocom o perfil fisiológico de cada pessoa, mas geralmente três meses já são suficientes para desfrutar dos músculos torneados e da perda de peso. “Apesar disso, já nas primeiras semanas notamos uma melhora na disposição e no condicionamento físico, graças à influência do treino sobre os sistemas cardiovascular e respiratório”, revela Paola Machado. Aliás, esse é o principal motivo pelo qual você deve fazer um check-up com seu médico antes de partir para o ataque. Pessoas com problemas no coração devem evitar o esforço para não sobrecarregar o órgão. E quem geralmente convive comdores nas articulações também deve ficar alerta, pois o impacto dos movimentos é bem alto e pode comprometer a saúde óssea.

Revista Corpo a Corpo | Ed. 301