Para que seu desempenho nas provas de corrida seja o melhor possível, fique de olho nas dicas do personal trainer Rogério Orban, da Academia Bodytech

Por Helena Dias

Corrida

Respeitar seus limites e cuidar do corpo são quesitos
fundamentais para ter um bom desempenho em uma prova
Foto: ShutterStock

Participar de provas de corrida é fundamental para quem corre, mesmo que seja apenas por lazer. E não só pelo exercício aeróbico, não. O lance acaba sendo muito mais mental do que físico.

Quem corre sabe a delícia que é estar no meio de todas aquelas pessoas com o mesmo objetivo, desafiar seu fôlego e sentir as boas vibrações do momento. Mesmo quem não corre por competição, vira vencedora assim que cruza a linha de chegada.

Tudo isso fica ainda melhor se você estiver bem preparada para participar de uma prova. Siga as dicas do personal trainer Rogerio Orban, da Academia Bodytech (Unidade Eldorado) e em 2012, faça as melhores provas da sua vida!

 

- Comece a treinar com antecedência. Os mais experientes precisam de, no mínimo, 12 semanas de treino. Já os menos experientes, por volta de 18 semanas.

- Treine em percursos variados com subidas e descidas. Esse tipo de treino exige mais esforços, portanto, você fica mais preparada.

- Treine progressivamente. Aumente o tempo de corrida no decorrer das semanas. Quanto mais você treinar, mais seu corpo ficará acostumado com o exercício e os esforços parecerão menores. 

- Pratique musculação. Músculos fortes são mais resistentes.

- Varie o ritmo da corrida. Rápido, moderado, intercalado com caminhada,  treino de rampa....

- Treine no mesmo horário que a prova for realizada. Por exemplo: se sua prova é de manhã, treine de manhã. Isso faz com que o corpo e o metabolismo se acostumem com essa rotina. Ele aprende que em determinada hora do dia, vai acelerar.  

Outra dica importantíssima: não arrisque correr de tênis novo! Se quer participar de uma prova com tênis novo, treine com ele primeiro. Caso contrário, você corre o risco de sentir a diferença durante a prova. Isso por que você se acostumou com o tênis velho e ele se moldou ao seu pé. O novo ainda precisa ser amaciado.

E claro, não se esqueça de se manter hidratada e respeitar seus limites.

Boa corrida!