Chegou o grande dia! Siga os passos e complete a prova de corrida com tranquilidade (e, claro, diversão)

Texto Ana Paula de Araujo | Adaptação Ana Paula de Araujo 

Dicas para seguir no dia da prova de corrida

Saiba o que fazer no dia da prova de corrida

Foto: Gustavo Arrais

Muitas corredoras iniciantes não sabem o que fazer no dia da prova. Reunimos essas dicas para você concluir o percurso sem ciladas e curtindo cada momento.

  • 1. O aquecimento e alongamento devem ser feitos brevemente, sem exageros. “Corredoras iniciantes podem deixar para aquecer durante a prova, começando-a de leve”, ensina Daniel Neves, diretor técnico da Nova Equipe Assessoria Esportiva (SP). 

  • 2. Saia de casa com antecedência e procure chegar uma hora antes da largada para curtir as atrações que as provas de corrida de rua organizadas proporcionam.

  • 3. Vá para a área de largada com 5 minutos de antecedência, afinal, começar afobada pode abalar todo o psicológico.

  • 4. Dispare o cronômetro apenas ao passar pelo pórtico para cronometrar o tempo real de conclusão. 

5. Fique no fundo do pelotão se o objetivo for apenas curtir. Do contrário, você corre o risco de ser atropelada, além de já começar a prova se sentindo pressionada e estressada. Deixe a frente para as corredoras que procuram mais desempenho, menor tempo e melhor classificação.

  • 6. Mantenha seu ritmo, sem se preocupar com as outras. Tome cuidado ao desviar dos outros corredores e com lombadas, desníveis no asfalto, buracos e copinhos de água no chão. Mantenha o olhar na linha do horizonte e evite ficar alternando entre pista e calçada.

  • 7. Mantenha-se à direita e deixe a esquerda para quem é mais veloz. Se precisar parar, cuidado! Vá para a lateral ou para a calçada e veja se não há ninguém vindo atrás e nada de frear bruscamente, mesmo que para amarrar o cadarço ou caminhar, pois isso pode causar um acidente.

  • 8. Ao avistar postos de hidratação, diminua o ritmo, pegue o copo, faça um furo e beba em pequenos goles. Descarte na lixeira e, caso não haja, lance o lixo na calçada, nunca na pista, evitando que outros corredores escorreguem. 

  • 9. Meça seu pace – que nada mais é do que o tempo levado para percorrer 1 km – durante os treinos com a ajuda de um frequencímetro. No dia da prova, quando avistar a placa que indica em qual quilômetro você está, observe no gadget se está de acordo com o pace. Se estiver abaixo e você estiver se sentindo bem, pode acelerar! Do contrário, diminua o ritmo.

  • 10. Use o psicológico a seu favor e comemore cada trecho percorrido. Para um incentivo a mais, pose para os fotógrafos que ficam ao longo do percurso. No dia seguinte, eles disponibilizam em alguns sites as fotos para compra (informe-se depois da prova). Se bater um desânimo, olhe a imagem, lembre-se que você conseguiu e orgulhe-se! 

  • 11. Divirta-se, leve família e amigos para torcer por você. A princípio, procure terminar bem a prova, sem pressão ou estresse, mesmo que isso signifique diminuir as passadas – vale até caminhar –, e comemore a nova conquista para valer!

Revista Corpo a Corpo | Ed. 317