Alimentos ricos em aminoácidos triptofano, como a banana, são capazes de suavizar os sintomas da temida tpm. Saiba por que!

*Por Eduardo Magalhães

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O consumo de banana alivia a tpm?

Ela pode, sim, amenizar os sintomas comuns desse período, mas sempre dentro de um contexto alimentar mais amplo, pois não adianta comer a fruta e continuar ingerindo itens que aumentam processos inflamatórios, como os feitos à base de trigo e grãos refinados, álcool, industrializados, embutidos, laticínios de leite de vaca, etc.

Alimentos ricos em aminoácido triptofano, como a banana (e também tâmaras, nozes e abacate), atuam na formação do neurotransmissor serotonina, que ajuda bastante a suavizar os sintomas de irritabilidade, choro fácil e compulsões por doces, típicos dessa fase.

Para que isso aconteça, contudo, é importante a presença de vitaminas e minerais encontrados em frutas, verduras, algas e vegetais verde-escuros. Chá da folha de framboesa e peixes ricos em ômega 3, como sardinha, truta e atum, sementes de chia e linhaça, e as oleaginosas, também são eficientes no combate aos indesejáveis sintomas físicos e psicológicos que antecedem a menstruação.

*Eduardo Magalhães é nutrólogo e especialista em Medicina Preventiva e Integrativa. Todo mês, ele responde perguntas das leitoras em sua coluna.

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