Confira as tendências de make que vão bombar no outono-inverno 2015

Por Rebecca Nogueira Cesar

Make

Make de inverno é feito com base mais leve

Foto: Christian Parente

Com a chegada do outono e a aproximação do inverno, está na hora de dar uma revisada nos makes e mudar um pouco o estilo para adaptar ao frio dessa estação.

“Depois de uma temporada de primavera-verão com forte inspiração para uma pele opaca e totalmente matte, esse será o momento de uma produção mais clean e iluminada, com leveza e sofisticação”, explica a maquiadora Renata Almeida.

“A tendência de maquiagem para esse outono-inverno nos remete a tons mais fechados nos olhos e na boca. Essa tendência também reflete na preparação do make. O ideal é abandonar as bases carregadas, e apostar em produtos apenas para uniformizar a cor da pele”, explica a maquiadora Karina Saib.

Para entrar com tudo na estação, passe uma base mais fluida e com um acabamento fino e leve. “Se quiser conquistar aquela pele viçosa e com brilho, nada melhor que um acabamento iluminado: os pontos de luz ressaltam as partes mais bonitas do rosto feminino. É interessante aplicar no côncavo dos lábios, nas têmporas e na ponta do queixo”, ensina Renata.

Os olhos ganham atenção especial e serão o destaque da produção de inverno. Os delineadores se tornam indispensáveis da maquiagem, e as possibilidades de traço são variadas e possíveis para qualquer formato de rosto. “Faça um esfumado preto rente aos olhos, deixando um olhar mais misterioso, sem expandir pela pálpebra”, afirma Karina.

“Quando a mulher tiver vontade de um olhar mais marcante, além do delineado nos cílios superiores, pode fazer um leve traço nos cílios inferiores e esfumar com um pincel macio” recomenda Renata. “O delineador pode ser usado em formato mais gráfico ou super invisível. É um item que está muito presente nessa temporada”, explica Vanessa Rozan, maquiadora oficial de Maybelline NY no Brasil.

Para os lábios, cores mais fechadas são a aposta da temporada. As mulheres mais discretas podem usar batons nude ou um pouco de gloss. Para as que não abem mão da cor, vale investir em tons de batom vermelho, cereja e vinho. “O tom do momento é a cor marsala. É como se os lábios fossem tingidos por uma taça de vinho tinto”, afirma Karina. Para não pesar muito no make, você pode escolher se quer dar destaque aos olhos ou à boca.

Para completar o look, faça uma leve correção nas sobrancelhas, mas não deixe muito marcada e nem muito fina. Nas maçãs do rosto, Karina indica usar tons de blush pêssego, que deixa um efeito mais homogêneo na maquiagem.

Dica de bolsa: “Passe muito hidratante labial para seus lábios não danificarem com o frio. Isso também ajuda a manter o batom por muito mais tempo”, aconselha Saib.

*Especialistas consultadas: Renata Almeida, maquiadora e proprietária da Renata Almeida Escola de Maquiagem e do Centro de Beleza Estética La Isla (SP); Karina Saib, maquiadora e design de sobrancelhas; Vanessa Rozan, maquiadora oficial de Maybelline NY no Brasil.