Sombras metalizadas, tons de marrom e lábios vermelhos são apostas fortes para o inverno de 2012. Veja como combinar as tendências da estação

Reportagem: Caroline Sarmento

makes

Sombras metalizadas e tons de marrons são as tendência de make para o inverno 2012
Foto: Danilo Borges / Realização: Tomaz Souza Pinto / Make: Robson Almeida

Os tons de batons vermelhos são tendências de make para o inverno, assim como as sombras metalizadas. Segundo a maquiadora Andréa Malagoni (SP), predominará o vermelho fechado (famoso vermelhão), rosa escuro e a cor vinho nos lábios.

No entanto, tudo junto nem sempre dá certo. Andréa explica que para não exagerar na make, a dica é aplicar com cautela a maquiagem. “Comece sempre aplicando pouca quantidade de produtos, dessa forma é mais fácil alcançar o efeito desejado do que remover os excessos”, explica a maquiadora.

batom-inverno

Famosas como Camilla Belle, Angelina Jolie e Rooney Mara 
já entraram na onda dos batons vermelhos
Foto: Reprodução

Quem quiser um look mais alegre no inverno, a dica é combinar tons de cores metalizadas com as tonalidades de marrom, cinza e/ou preto, pois essas cores tornam a maquiagem mais sóbria. “Aplique uma sombra azul metalizada, por exemplo, e esfume um lápis cinza ou preto na raiz dos cílios superiores. Esfume a sombra cinza nos côncavos dos olhos e sombra preta nos cantos externos. Aplique lápis preto na linha d’água (raiz interna dos cílios inferiores) e máscara de cílios preta ou azul”, explica Andréa.

Batom: a volta do bocão sexy

Com a tendência do bocão sexy, podem surgir dúvidas de como combinar o vermelho dos lábios com a composição do make. Por isso, Andréa ensina: “Sugiro sombras pretas, douradas ou prateadas”, indica.

A maquiadora dá sinal verde para as mulheres ousadas e que gostam de um tom mais forte no rosto, mas adverte: “Dá para usar batom de cor forte com uma sombra carregada. Mas, prefira esse look em eventos noturnos e evite usar muitas cores mesmo look. Uma dica é apostar nas sombras em tons berinjela com batom vinho. Também tenha cautela para não causar um conflito com as cores da roupa”, indica a maquiadora.

Sombras em alta: metalizada e marrom

sombras

Uma aposta são os tons metalizados que dão mais cores aos makes de inverno,
como no look de Emma Watson e Emma Stone

Foto: Reprodução

Segundo Andréa, além dos metalizados, o marrom está em alta, assim como o cinza também ganhará destaque. “Em todos os casos de makes, o uso de cílios postiços nos cantos dos olhos garantem ainda mais a valorização do olhar”, indica a especialista no assunto. Veja algumas dicas de makes básicos de inverno que a maquiadora indicou:

- Sombras prata esfumada, mesclada com cinza e delineador preto e batom vinho.

- Sombra preta esfumada com toque de dourado no arco das sobrancelhas e batom vermelho.

- Sombra dourada combinada com marrom e raiz dos cílios inferiores esfumados igualmente com sombra marrom, delineador levemente puxado nos cantos externos e batom vermelho.

Cuidados para não exagerar no blush:

“Seja qual for a cor do blush escolhida, lembre-se de retirar o excesso de produto do pincel. Blushes cremosos devem ser aplicados sempre em pequenas quantidades e bem espalhados. Se exagerou, experimente reaplicar o pó do tom da pele sobre o blush”, recomenda Andréa. A maquiadora explica que o blush deve seguir a velha regra de manter a tonalidade de pele.