Preste atenção nas datas de validade da maquiagem! Usar um make vencido faz mal à pele. Veja como se prevenir

Reportagem: Caroline Sarmento

make-vencida

A maquiagem vencida pode dar alergias, dermatite e outros males provocados por fungos e bactérias
Foto: Christian Parente / Assistente de fotografia: Edson Florindo

A maquiagem vencida, além de não apresentar o efeito esperado, pode causar alergias e inchaço na pele. Um estudo realizado pela empresa de pesquisas Opinium Research apontou que na Inglaterra, 15% das mulheres usam maquiagem vencida, sem saber que o produto ultrapassou da validade. Além disso, cerca de 50% das entrevistadas afirmaram que mantêm o uso do produto, mesmo sabendo que a maquiagem está vencida.

Segundo Paula Cabral, especialista em dermatologia e medicina estética da Clínica Hagla (RJ), as maquiagens são feitas com conservantes responsáveis pela duração do produto e prevenção de doenças de pele. “O contato do produto com ar, pele e mucosas favorece a contaminação por bactérias e fungos. Por isso, as fórmulas dos cosméticos precisam ter substâncias conservantes”, explica.

Mas os conservantes não são eternos. “Quando esse tempo de conservação ultrapassa o limite da validade, o produto fica sensível e aberto para a entrada de microorganismos (bactérias e fungos). O uso indiscriminado dessa maquiagem pode resultar em infecções, endemas (inchaço) alergias, dermatite de contato e conjuntivite, entre outros problemas”, alerta Paula. 

O prazo de validade das maquiagens varia em média de 6 meses até 2 anos, dependendo do produto.

Utilizar uma vez a maquiagem vencida já causa danos à pele?

Depende da sensibilidade da pele de cada uma. “Por exemplo, se a pele apresenta acnes está mais propensa a desenvolver alguma infecção, pois é uma porta aberta para a entrada de fungos e bactérias”, informa a dermatologista.

Um único produto vencido pode contaminar o nécessaire inteiro. "Além de não ser indicado, pode ocorrer ainda a contaminação da maquiagem nova com a fora do prazo”, completa a especialista.

O que fazer se a make já foi aplicada, mesmo vencida?

Caso já tenha aplicado a maquiagem e viu que o cosmético já venceu, Paula recomenda que a make seja retirada imediatamente com o demaquilante e logo após, lavar bem a área afetada e em seguida aplicar um tônico facial.

“Depois da assepsia, utilize um hidratante adequado ao tipo de pele. Observe se a tez mostra algum sinal de alergia. Caso note alguma espécie de reação procure um dermatologista”, indica a especialista.

E não tem escapatória: o segredo é ficar de olho nas datas de validades da make. “Caso o produto não possua o prazo de validade, não compre, pois não terá como acompanhar o mesmo. Por isso, leia todas as informações da embalagem. Para conservar o produto não o deixe exposto ao sol, nem destampado”, explica Paula.

Outra dica é que a maquiagem vencida (em especial, o batom) apresenta alterações no cheiro. De acordo com Paula, alguns cosméticos costumam apresentar mudanças na coloração, consistência e fixação. Fique atenta aos detalhes.