Cuidar da pele antes de uma noite de sono é muito mais importante do que você imagina. Especialistas apontam os perigos de dormir maquiada e dão dicas para evitar os danos causados por esse hábito

Por Nathália Henrique

Conheça os perigos de dormir maquiada 

Foto: Danilo Borges

Toda mulher já chegou muito cansada do trabalho ou de uma festa e acabou esquecendo de remover a maquiagem. Mas o que muitas pessoas não sabem, é que esse hábito pode causar diversos danos à pele. Consultamos a dermatologista Karla Assed, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da American Academy of Dermatology e o maquiador Marcio Mello do salão Éclat para listar os perigos de dormir maquiada. Confira:

1. Causa envelhecimento precoce - A médio prazo, pois causa um desgaste na pele. 

2. Obstrui os poros - Ao dormir de maquiagem, ocorre acúmulo sujeira da própria maquiagem nos poros favorecendo o aparecimento de cravos e espinhas.

3. Danifica os cílios - Os cílios podem ficar ressecados e quebradiços, caso o rímel não seja retirado de forma adequada.

4. Aumenta a oleosidade da pele – Esse é um dos maiores causadores da obstrução dos poros. Então, se a sua pele já é oleosa, você deve evitar manter a tez maquiada durante as noites de sono. 

Dormi maquiada e agora?

Não se desespere! Segundo Karla Assed é necessário utilizar um demaquilante específico para a área do rosto e outro especial para a área dos olhos. "Lave bem o seu rosto com um sabonete específico em movimentos circulares. Enxágue com água em abundância e seque bem", indica a dermatologista. Em seguida,  aplique um hidratante especial, capaz de restaurar e devolver o aspecto natural à sua aparência.

O maquiador Marcio Mello sugere o uso de demaquilantes líquidos para peles sensíveis e não os cremosos. E para maquiagens a prova d’água, o ideal é apostar em demaquilantes bifásicos, pois estes sim irão retirar toda a maquiagem, já que são à base de água e óleo, que retiram mais facilmente os produtos. Após o uso dele, aposte em um sabonete neutro para finalizar.