Aposte nas cores certas de maquiagem para o seu tom de pele

Reportagem: Caroline Sarmento

make-pele

A maquiagem certa para cada tom de pele é aquela que valoriza
os pontos fortes

Foto: Danilo Borges

Investir nas maquiagens certas para cada tom de pele é aposta certeira para valorizar o look. "Algumas mulheres investem em uma cor de maquiagem que está em evidência, mas nem sempre o resultado é bom, pois o look não ganha harmonia entre a cor escolhida e o tom da pele”, explica o visagista Philip Hallawell (SP).

Uma pesquisa realizada pela Unicamp em 2005 descobriu que só no Brasil existem 125 tons de peles diferentes, passando pelas tonalidades brancas, pardas, morenas, mulatas ou negras. Mas não se assuste, pois existe uma maneira simples de desvendar qual make combina com a sua cor de pele.

"Podemos dividir as tonalidades de peles entre quentes e frias. As peles quentes são aquelas que têm cores mais puxadas para o vermelho ou dourado. As frias são as de cores muito escuras ou muito claras", afirma Hallawell. De acordo com o visagista, o segredo de acertar na cor da sombra, batom, ou nas cores do cabelo está em investir em tons que casem com a cor a tonalidade da pele.

Hallawell explica que também é possível descobrir o tom da pele de acordo com o tipo de bronzeado:  dourado,  café, acobreado ou neutro.