Conheça os 7 erros mais comuns na hora de aplicar a maquiagem, que acabam comprometendo todo o make

Por Rebecca Nogueira Cesar

7 erros mais comuns de maquiagem

Na hora de aplicar a maquiagem, o exagero nos produtos é o erro mais comum

Foto: Danilo Borges

Para um make impecável, é preciso ter alguns cuidados na hora de aplicar os produtos. A maquiadora Renata Almeida aponta os 7 erros mais comuns, e dá algumas dicas para não errar.

1. Aplicar base no rosto e pescoço

 Ao contrário do muitas pessoas pensam, não é indicado passar base no pescoço. Isso porque a tonalidade entre as duas regiões é muito diferente. O ideal é encontrar uma base no tom certo, que iguale a pele, para que não exista a necessidade de maquiar o pescoço.

2. Corretivo muito claro

Muitas mulheres acabam comprando um corretivo com um tom bem mais claro que a pele. Isso acaba criando um efeito “panda”. O erro é tão comum, que muitas famosas, inclusive, já foram fotografadas assim. Para não errar na hora de esconder as olheiras, escolha um corretivo do mesmo tom da sua pele. Se as olheiras estiverem muito escuras, opte pelos corretivos coloridos, e depois aplique um da mesma cor da sua pele, e finalize com a base. Mas cuidado! Lembre-se que as camadas deverão ser finas, para não acabar evidenciando as linhas de expressão.

3. Exagerar no blush

Carregar no blush e deixar as bochechas marcadas demais acaba criando um look pesado. O ideal é não exagerar nas pinceladas, para criar um efeito jovial e saudável.

4. Passar batom fora dos lábios

O batom é um item indispensável do make. Muitas mulheres de lábio fino acabam recorrendo a técnicas para deixar a boca maior. Porém, passar o batom fora do contorno dos lábios pode ter um resultado desastroso. Outro erro comum é não harmonizar a cor escolhida com o resto da maquiagem. Em um look com os olhos mais marcados, opte por um tom mais suave de batom.

5. Sombras com brilho em peles maduras

No caso de mulheres mais velhas, com a pele mais madura, o ideal é evitar sombras com muito brilho, pois elas acabam enfatizando as linhas de expressão.

6. Pó bronzeador em excesso

Que mulher não gosta de parecer sempre bronzeada, mesmo no inverno? Porém, é preciso muito cuidado na hora de aplicar o pó bronzeador, pois quando aplicado em excesso, ele acaba deixando a pele alaranjada. Na hora de passar, não force muito o pincel, para não exceder o produto. Uma dica fundamental para conseguir um efeito bronzeado bonito, é usar o pó bronzeador como blush, e passar apenas nas bochechas.

7. Sobrancelhas muito marcada

Para cobrir as falhas nas sobrancelhas, muitas mulheres usam um lápis preto, o que deixa o look artificial. Nestes casos, o melhor é optar por produtos específicos para essa região, como o lápis ou sombras aplicadas com pincel chanfrado, que vão dar um efeito mais natural ao make.