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  ACELERE A DIETA


 

Mesmo quando você está em repouso, seu organismo consome calorias. A explicação é simples: para realizar tarefas vitais, como absorver os nutrientes dos alimentos ou multiplicar as células, ele precisa de energia, que vem, em primeiro momento, da alimentação e, em seguida, das nossas reservas de gordura. A boa notícia é que algumas práticas podem ajudar o corpo a trabalhar mais e assim buscar combustível naqueles pneuzinhos, que cismam em marcar a cintura. Confira algumas dicas:

 

- Fracione as refeições: o ideal é fazer seis pequenas refeições durante o dia. Assim, o corpo entende que será abastecido de tempos em tempos, e não diminui seu ritmo, a fim estocar energia para casos de necessidade. Acredite, é dessa "poupança" que vem, na maioria das vezes, a barriguinha saliente. Então, nem pense em pular o jantar ou o café da manhã por pressa ou economia de calorias, ok? O segredo está na quantidade moderada.

 

- Não condene os carboidratos: durante o processo de emagrecimento, muita gente risca esse nutriente do cardápio. No entanto, esse grupo alimentar é uma importante fonte de energia, indispensável durante a prática de exercícios, que ajudam a manter o metabolismo ativo. "Basta escolher os carboidratos certos: ricos em fibras e com baixo índice glicêmico", ensina Júnior Simeão, treinador da Body Systems e doutorando em nutrição (SP). Os produtos integrais são boas pedidas.

 

- Cultive seus músculos: o especialista garante que, quanto maior for sua massa muscular, maior será o gasto de calorias do seu corpo. Isso porque os músculos consomem muito mais energia do que o tecido gorduroso. "Por isso, para manter seu metabolismo acelerado, invista nos aparelhos de musculação e na ginástica localizada pelo menos três vezes por semana", sugere.

 

- Beba (muita) água: assim como ocorre com a gordura, o corpo tende a armazenar água quando está desidratado. Aí, você já sabe: seu corpo fica inchado e parece que nenhuma roupa cai bem. Sendo assim, a regra dos 2 litros ou oito copos diários (no mínimo) ainda está de pé. "Melhor ainda se for água gelada, pois o organismo irá trabalhar para adequá-la à temperatura corporal, processo que consome energia", salienta a nutricionista Cristina Martins.

 

- Evite os alimentos ricos em gordura e açúcar: eles fornecem calorias em um ritmo mais acelerado do que ela pode ser gasta. Resultado: elas são estocadas em forma de gordura. Isso sem falar que esses alimentos tornam a digestão mais lenta. E não só ela: você também se sente pesada, indisposta...


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