Nutrição
  Dieta hot, hot, hot!
Os alimentos termogênicos vão ajudá-la a queimar mais calorias e, de quebra, enxugar 5 kg em um mês


Danilo Borges

Quando o friozinho chega, uma série de fatores parece se unir a fim de dificultar a dieta. Passamos mais tempo em casa, fator que (quase) sempre implica em petiscos fora de hora, e a fome aparece a toda hora do dia. A solução, então, é fazer as escolhas certas. E não estamos falando apenas das opções leves, livres de gordura e açúcar. É possível ir mais além. Uma boa pedida é apostar nos alimentos termogênicos. "Eles despendem mais energia do corpo para serem digeridos. Por isso, estimulam o metabolismo a trabalhar em ritmo acelerado e aumentam a temperatura corporal, facilitando a queima de gordura", explica Daniela Hueb, nutróloga (SP). Que tal fazer deste inverno a estação da mudança? Para isso, basta seguir o programa alimentar proposto por Cristina Martins, nutricionista funcional (RJ). O cardápio de 1.300 calorias diárias é recheado de termogênicos, combate os indesejáveis pneuzinhos e vai preparando o terreno para a temporada do biquíni, que logo mais dará as caras.

Dieta ativa metabolismo

Café da manhã
OPÇÃO 1
1 copo (200 ml) de leite desnatado batido com 1 banana, 2 col. (sopa) de quinoa em flocos e 1 col. (chá) de cacau em pó
OPÇÃO 2
1 pote de iogurte light com polpa de frutas 1 copo (200 ml) de suco de couve, alface e agrião batido com suco de laranja e lascas de gengibre
OPÇÃO 3
1 copo (200 ml) de suco de 1 maçã, 1 pera e lascas de gengibre batido com gelo F 2 fatias de pão integral + 1 col. (sopa) de queijo cottage
OPÇÃO 4
1 copo (200 ml) de suco preparado com 1 folha de couve, 2 tangerinas e lascas de gengibre F 1 fatia grande de queijo ricota + 1 fatia de peito de peru defumado OPÇÃO 5 F 1 taça de pera, morango e uva picadinhos, salpicados com 1 col. (sopa) de coco ralado + 1 pote de iogurte desnatado adoçado com 1 fio de mel F 1 xíc. (chá) de chá-verde
OPÇÃO 6
1 copo (200 ml) de iogurte desnatado batido com 2 folhas de couve, 1 banana e 1 col. (chá) de óleo de coco F 1 xíc. (café) de café preto
OPÇÃO 7
1 copo (200 ml) de suco de lima-da-pérsia com 1 col. (chá) de sementes de linhaça F 1 pote de iogurte desnatado com 1 col. (sopa) de creme de leite light e 1 col. (chá) de óleo de coco

 

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