Nutrição
  A nova pirâmide alimentar
A dieta do Mediterrâneo é conhecida como a mais saudável do mundo. Agora, os italianos reformularam um novo cardápio e entregaram o ouro de bandeja

Marjorie Zoppei


Movimento é fundamental
Não é preciso se tornar uma maratonista ou atleta de triátlon para que sua saúde seja recompensada. Para acompanhar a nova pirâmide alimentar, foi elaborada outra pirâmide de atividades. Sua base é uma simples caminhada, seja ela no supermercado ou o caminho entre o estacionamento e o escritório. O importante é que se movimente por pelo menos 30 minutos, mesmo não sendo de forma contínua. A “quantidade de bem-estar” também é referência nesta nova pirâmide. Cada 15 minutos de atividade equivalem a 1QB, ou seja, a cada dia devemos realizar pelo menos 2QB de caminhada. Nos níveis acima estão indicadas as atividades mais intensas, que requerem um menor tempo de execução e/ou menor frequência semanal. O ideal é que se atinja 12QB semanais.

Fabio Mangabeira

1 pratique 6 vezes por semana uma caminhada de 30 minutos, mesmo não sendo de forma continuada. Por exemplo, estacione o carro mais longe do habitual, utilize transportes públicos, prefira escadas ao elevador, leve o cachorro para passear, cumpra as tarefas do lar, vá ao supermercado, e por aí vai.

2 Faça exercícios de 2 a 4 vezes por semana, por aproximadamente 1 hora por dia. Dê preferência a atividades com gasto calórico médio: caminhada intensa, hidroginástica, natação, musculação, bicicleta, patins e ioga.

3 Execute atividade física 1 ou 2 vezes por semana, com cerca de 1 hora de duração. No topo da lista estão as atividades mais intensas, com gasto calórico alto: corrida, aeróbica, futebol, tênis e handball.

 

das mortes mundiais causadas por doenças crônicas não transmissíveis, em 2009, foram causadas por alimentação incorreta

 

 

 

 

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