Nutrição
Coma na rua sem sair da dieta.

POR ISABELA LEAL


Fim de semana sob controle

FOTOS: SÍMBOLO IMAGENSSair para comer feijoada não precisa ser um programa que arruina o regime. Para não correr esse risco basta investir no arroz com feijão (básico, sem as linguiças, bacons e afi ns) acompanhados de couve e laranja. Se fi car com vontade de comer carne, pegue a versão seca, que tem menos gordura que a de porco.

Tente passar longe da farofa, da mandioca frita e do torresmo. Se for impossível, consuma com muita moderação

Rio de Janeiro leve, leeeve...

FOTOS: SÍMBOLO IMAGENSSe você mora perto do Corcovado ou do Morro Dois Irmãos não pode deixar de conhecer os restaurantes com menu magrinho. Quem dá o serviço completo desse circuito é a jornalista Antonia Leite Barbosa, no livro Agenda Carioca (Ed. Senac-RJ). “O salmão com arroz integral, sementes de papoula e calda de maracujá do São Sebastião, no Leme, é imperdível, assim como o peixe mahi-mahi com crosta de trigo sarraceno e molho de crustáceos do Juice Co, no Leblon. Além desses, ainda tem o enroladinho de repolho com tofu ao molho de manga com alcaparras e bruscheta integral do vegetariano Social Clube, também no Leblon. Aliás, na região da Rua Dias Ferreira tem umas cinco opções com estilo natural. É demais!”, garante a autora.

Vilão? que nada!
A má fama dos sanduíches está com os dias contados. “O segredo está em escolher os ingredientes certos e magrinhos, que alimentam sem comprometer a dieta. Caprichar nos condimentos também é bom, pois eles atuam na saciedade”, explica a nutricionista Eneida Bomfi m (BA). Veja algumas combinações criadas por ela e delicie-se sem sair da linha:

FOTOS: SÍMBOLO IMAGENSATUM
Pão de soja light + atum defumado + palmito picado + azeitona preta = 162 cal.
COTTAGE COM MANJERICÃO
Pão de forma de aveia + cottage + manjericão fresco + tomate fresco = 180 cal.
PEITO DE PERU LIGHT
Pão de centeio light + peito de peru + champignon + alface crespa em tiras = 196 cal.
CARPACCIO DE SALMÃO
Pão preto light + carpaccio de salmão + cottage + alcaparras = 197cal.
QUATRO QUEIJOS
Pão de centeio + pasta de 4 queijos + cenoura ralada + salsa e cebolinha = 206 cal.
TOMATE SECO
Pão ciabata + rúcula + tomate seco + mussarela de búfala = 225 cal.
RICOTA COM GELÉIA VERMELHA
Baguete + iogurte com ricota + geléia de framboesa diet + azeitona verde fatiada = 230 cal.
FILÉ DE ANCHOVA
Pão de forma light + fi lé de anchova no azeite + berinjela assada + salsa = 232 cal.
PROVOLONE
Pão francês + geléia de menta + provolone + cottage = 245 cal.
FRANGO DEFUMADO
Baguete + frango defumado light + tomate fresco + queijo branco = 309 cal.

 


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